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Meus genes podem determinar o melhor tipo de dieta para mim?

Todos nós conhecemos essa história... farto de como se sente, você decide fazer uma dieta. Então você abre o Google e procura a melhor dieta para perda de gordura corporal. Mas você obtém uma infinidade de resultados - alguns lhe dizem para evitar carboidratos completamente, enquanto outros lhe dizem para se concentrar em carnes e legumes, e evitar alimentos à base de leite (os laticínios).

Você abre o Instagram, ou o Facebook, e vê que a celebridade do momento está com o corpo saudável e em forma comendo apenas frutas pela manhã.

A seção de saúde do seu jornal tem uma revisão do novo livro de dieta prometendo que se você seguir exatamente os 9 passos explicados, você poderá perder muito peso sem se preocupar com as calorias ingeridas.
 

Então, por onde começar?

Esse é o problema, não é? Há muita informação. Modas de dieta vão e vem, e sempre as novas dietas parecem ser melhores do que a que estamos seguindo. E assim muitas pessoas se desdobram o tempo todo para mudarem significativamente os hábitos alimentares em função das dietas mais recentes que aparecem. Parte do problema com essas dietas da moda é que as pessoas não se mostram capazes de aderir a elas por tempo suficiente para verem mudanças significativas.

Aqui na DNAFit, queremos nos afastar da ideia de que uma dieta deva ser difícil e deva envolver uma redução drástica de calorias. Em vez disso, uma dieta deve ser um hábito, a maneira como você come para sustentar sua saúde.
Pense em um modo de se alimentar que funcionou melhor para você. Seus amigos ou outras pessoas responderam da mesma maneira? Ou havia diferenças entre todos vocês? Quanto mais você pensa sobre isso, mais você percebe que seus genes podem estar desempenhando um papel em determinar o quão bem você responde (ou não) a qualquer dieta.

Todas as dietas são compostas de macronutrientes, dos quais existem três (quatro se você incluir álcool) - gorduras, carboidratos e proteínas. O que sabemos agora é que nossos genes podem afetar o quanto toleramos as gorduras, especialmente as gorduras saturadas, e os carboidratos - as principais fontes de energia em nossa dieta. Se não tolerarmos os carboidratos tão bem, talvez devamos consumir menos deles. Da mesma forma, se nossos genes indicarem que o alto consumo de gordura saturada provavelmente aumentará nosso risco de obesidade e doenças cardiovasculares, talvez valha a pena consumir menos deles.
Um dos principais genes que diz respeito às gorduras saturadas é o gene FTO. Por exemplo, as pessoas com o resultado (genótipo) TT para FTO podem tolerar gorduras saturadas muito bem; já aqueles com os genótipos AT e AA têm risco aumentado de ganho de gordura quando há maior ingestão de gordura saturada - um risco que não está presente nas ingestões menores de gordura.

Além disso, em um estudo de 2009, foi visto que pessoas com genótipo AA eram três vezes mais propensas a se tornarem obesas em uma dieta baixa em carboidratos do que os genótipos TT. Isso mostra muito bem que uma dieta baixa em carboidratos e gorduras não é apropriada para todos, especialmente quando se considera que quase 20% das pessoas têm o genótipo AA.03 Outro gene que pode afetar o quão bem toleramos as gorduras saturadas é o gene APOA2. Um estudo de 2009 descobriu que quando os indivíduos tinham mais de 22g de gordura saturada por dia, aqueles com o genótipo CC tinham um índice de massa corporal significativamente maior do que os indivíduos que consumiam menos de 22g de gordura saturada por dia.
Novamente, isso não foi visto na mesma extensão nos genótipos TC e TT, mostrando que pessoas diferentes toleram o mesmo nutriente de maneira muito diferente. E 22g de gordura saturada não é tanto assim: representa cerca de 10% das calorias numa dieta de 2.000 calorias por dia.

O que mais sobre carboidratos?

Há outro gene, o TCF7L2, que também pode influenciar a ingestão de carboidratos, que pode impactar no desenvolvimento de Diabetes tipo II, por exemplo. Quando em uma dieta de alta carga glicêmica, foi relatado em uma investigação que pessoas com o genótipo TT de TCF7L2 tinham cerca de 2,5 vezes mais risco de desenvolver diabetes tipo II em comparação com aqueles com o genótipo CC. No entanto, quando em uma dieta de baixa carga glicêmica, esse risco foi muito menor. Novamente, o mesmo nutriente, resposta diferente de acordo com a genética.
Com os relatórios da dieta DNAFit, analisamos seus genótipos para FTO, APOA2, TCF7L2 e outros 6 genes para determinar sua sensibilidade a carboidratos e gordura saturada. Depois disso, indicamos os alimentos compatíveis com o que está codificado nos seus genes.

E isso realmente importa?

O melhor tipo de dieta é aquele que você pode seguir. Não importa quão boa seja a dieta, se você não puder continuar com ela todos os dias, você não verá resultados. Felizmente, há evidências de que uma alimentação baseada em teste genético aumenta a adesão à dieta e também aumenta a perda de gordura, em comparação com dietas padrão para perda de peso. E um estudo de 2007 publicado no Nutrition Journal, foi dada às pessoas uma dieta compatível ao seu teste de DNA, e comparou essas pessoas com outras que estavam apenas seguindo uma dieta padrão. No início, quando a motivação era alta, os dois grupos perderam peso. No entanto, depois de 300 dias (quase 1 ano), aqueles que tiveram a dieta geneticamente compatível tinham maior chance de manter a perda de peso, e reduziram seu Índice de Massa Corporal (IMC) em 1,93 kg/m2 (ou seja, uma perda de peso de mais de 6 quilos para alguém de 1 metro e 80 centímetros de altura), enquanto o grupo de dieta padrão ganhou em média 0,51 kg/m2 em seu IMC (equivalente a um ganho de peso de pouco mais de 1 quilo e meio para um indivíduo de 1 metro e 80 centímetros de altura). Como você pode ver, os resultados deste estudo, e outros semelhantes, mostram que uma dieta embasada na informação genética pode aumentar tanto a perda de peso quanto a adesão à dieta.
Está na hora de descobrir qual tipo de dieta funciona melhor para você.

É isso que você está buscando? Então entre no site e invista no teste que vai mudar seus resultados:

Ou se você é médico, nutricionista, ou educador físico, saiba mais sobre nosso programa de parceria:

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